Resumo
Observe a paisagem urbana e rural ao seu redor: construções, vias de acesso, serviços, lavouras, pastagens, cercas, gado, benfeitorias, máquinas e tecnologia. Mas nem sempre foi assim. Como uma região se desenvolve e se transforma? Este livro explora essas questões, documentando a epopeia de pessoas comuns que, em busca de oportunidades, arriscaram e transformaram o Oeste da Bahia em uma referência no agronegócio brasileiro.
A obra destaca o pioneirismo daqueles que já estavam na região e de migrantes de todo o Brasil, que impulsionaram a agricultura local. Relata as políticas de interiorização do Brasil, promovidas por vários governos, com o objetivo de aumentar a produção de alimentos.
A partir de 1970, o Brasil intensificou os incentivos à modernização agrícola, introduzindo novas tecnologias, equipamentos e políticas para abrir novas regiões. No entanto, as técnicas das regiões sul e sudeste não eram adequadas para o cerrado baiano, exigindo um processo de adaptação tanto das pessoas quanto das práticas agrícolas.
A história do pioneirismo agrícola no Oeste da Bahia pode ser dividida em duas fases principais: o desbravamento e a era moderna. Em ambas, os protagonistas foram nativos, migrantes do sul, sudeste e nordeste do país, incluindo descendentes nipo-brasileiros.
A determinação de vencer desafios e se tornarem proprietários de suas terras foi a motivação que uniu essas pessoas no Oeste da Bahia.
Autores
Cristine Elizabeth Alvarenga Carneiro
David Marcelino Almeida Schmidt
Edição e Capa
Daniele de Melo Silvano
Revisão
Mónica Guerrero Garay
Data da publicação
2024
Entrevistadores
Cristine Elizabeth Alvarenga Carneiro, David Marcelino Almeida Schmidt e Gledson Alves Rocha
Entrevistados
Adilson Suzuki, Alysson Paolinelli, Almir e Isolete Ficagna, Antônio Balbino Neto, Antônio Guadagnin, Beatriz Casale, Carlinhos Gaúcho, Carminha Missio, Celito Breda, Cisino Lopes, Dionísio e Ivone Zanotto, Helena Schmidt, David Schmidt, Maria Inez Oliveira do Nascimento, Maria José Fernandes de Sousa Diesel, Marly Klann Franque, Moisés Schmidt, Paulo Schmidt, Tobias Schmidt, Hélio Busato, Olivia Busato, Hilário Kappes, Humberto de Oliveira, Idone Luiz Grolli, Ignez Pitta, Ildo Rambo, João Kuffel, Jorge Koyama, José Cláudio Oliveira, Josiel Menezes, Júlio Cesar Busato, Leandro Khon, Lídia Maria de Souza, Luiz Pradella, Mauri Dala, Moacir Hope, Nilson de Assunção, Odir Pradella, Rosi Cerrato, Selmo Cerrato
Assuntos
História
Agricultura
Tecnologia
Sociedade
Inovação
Oeste da Bahia